No dia 03 de dezembro há uma grande oportunidade para empresas e organizações de todo o Brasil. Será celebrado o Dia de Doar, uma campanha que mobiliza pessoas físicas, empresas , promovendo ações individuais ou coletivas que gerem doações a diferentes causas e organizações sociais.
Essa é a 11ª edição do Dia de Doar no Brasil, que acontece sempre após a Black Friday como uma resposta solidária à data dedicada ao consumo. Em 2023, o Dia de Doar alcançou um marco significativo ao adicionar 25 novas cidades ao seu calendário oficial, elevando o total para 51 localidades no país, fortalecendo a cultura de doação e ampliando a rede de solidariedade da campanha. A hashtag #DiaDeDoar alcançou 39 milhões de pessoas nas redes sociais, refletindo o poder de mobilização do movimento.
Dia de doar
Em São José dos Campos/SP, município onde a NTZ está localizada, o Fundo Social de Solidariedade vem impulsionando a campanha na cidade, por meio do site https://doasaojose.com.br/, que disponibiliza para consulta todas as organizações sociais cadastradas organizadas por suas respectivas causas: idosos, crianças e jovens, inclusão de pessoas com deficiência, acesso à cultura etc.
Como movimento, não é centralizado: a marca, os materiais de campanha, manuais de apoio, etc, são todos disponibilizados para que cada um que queira participar possa se apropriar e criar sua própria iniciativa. Conheça o site oficial: https://diadedoar.org.br/
A NTZ
Nós da NTZ, uma agência especializada em atender o terceiro setor, acreditamos no potencial da união das pessoas para promover mudanças. Nesse sentido, pequenas ações podem gerar grandes impactos. Use o Dia de Doar para refletir sobre qual causa te toca e como você pode contribuir na construção de uma sociedade mais justa.
Como começou o Dia de Doar no Brasil e quem promove?
No Brasil, o Dia de Doar foi realizado pela primeira vez em 2013, um ano depois da primeira edição, nos Estados Unidos, em 2012. Logo depois, a partir de 2014 o Brasil passou a fazer parte do movimento global, que hoje conta com mais de 90 países participando oficialmente.
Lá fora, o Dia de Doar tem nome de #GivingTuesday, que significa “terça-feira da doação”. Vem na sequência de datas comerciais já famosas, como as BlackFriday e CyberMonday. Então, sempre é realizado na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças (o Thanksgiving Day).
Assim, quem organiza e lidera a mobilização no país é a ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos. O Dia de Doar é uma realização como parte do Movimento por uma Cultura de Doação, uma coalização de organizações e indivíduos que promovem o engajamento das pessoas com as causas e as organizações da sociedade civil, por meio da doação como instrumento para fortalecimento da democracia.
Confira três exemplos de ações para empresas poderem desenvolver e estimular a participação dos colaboradores:
Competição solidária
Jogos e gincanas costumam aumentar o engajamento por conta da diversão e competitividade. Ou seja, a empresa pode usar essa estratégia a favor do Dia de Doar e promover uma competição solidária entre os funcionários. Cada setor ou grupo dentro da empresa pode abraçar uma causa ou uma ONG e se mobilizar para levantar doações. Ao fim, a empresa pode fazer uma premiação simbólica, mas o mais importante é que todos entendam que, nesta competição, todos ganham.
Um dia de voluntário
A empresa pode fazer sugestões de organizações que precisam do trabalho voluntário, mas cada funcionário pode escolher as causas com as quais mais se identificam e oferecer tempo e talentos. Além de ajudar as instituições, a empresa contribui para a formação de novos voluntários e doadores. Ela ainda gera um sentimento de pertencimento e satisfação nos colaboradores, afinal doar traz felicidade.
Campanha de Matching
Nesse tipo de campanha, cada doação recebida é duplicada pela empresa. Isso gera mais interesse nas pessoas, pois elas percebem o potencial da sua doação. A empresa pode assumir o matching e duplicar as doações ou, ainda, fazer uma rede de doadores generosos e influenciadores que possam participar dessas doações. Assim, ela estimula a generosidade dos demais.