Plano Anual 2026 Casa – Ateliê Tomie Ohtake
A Casa-Ateliê Tomie Ohtake é o novo equipamento cultural do Instituto Tomie Ohtake em São Paulo, com abertura programada para 2026. Localizada no bairro do Campo Belo, a casa foi residência e espaço de criação da artista por mais de quatro décadas, além de ser uma das primeiras obras emblemáticas do arquiteto Ruy Ohtake. Mais do que um endereço histórico, a Casa-Ateliê é um patrimônio vivo que combina intimidade, memória e potência criativa.
O projeto propõe preservar e ativar esse espaço único por meio de uma programação contínua de exposições, oficinas, visitas guiadas, programas educativos e encontros. Três ciclos anuais de mostras temporárias irão explorar as relações entre arte, arquitetura, design e outras áreas do conhecimento, sempre em diálogo com o legado de Tomie e a arquitetura de Ruy Ohtake.
A Casa-Ateliê também será um centro de pesquisa e mediação cultural, com ações formativas voltadas a diferentes públicos, fortalecendo a democratização do acesso às artes. Sua missão é habitar o espaço com cultura, encontro e memória em movimento, transformando-o em plataforma ativa de criação, reflexão e partilha coletiva.
Plano Anual 2026 – Instituto Tomie Ohtake
O Instituto Tomie Ohtake tem como objetivo central difundir a arte produzida de 1950 até a atualidade, período que coincide com a trajetória da grande artista homenageada pela instituição. Dotado de condições absolutamente especiais, projetado e construído que foi em conformidade com os mais refinados requisitos técnicos, o Instituto Tomie Ohtake ocupa uma área aproximada de sete mil metros quadrados, dividida em sete salas de exposição, restaurante, café, livraria, loja de objetos e um centro de convenções.
O Plano Anual 2026 do Instituto Tomie Ohtake tem como objetivo principal promover a arte, a arquitetura e o design contemporâneos de forma gratuita e acessível, fortalecendo a diversidade, a inclusão e a democratização do acesso cultural. Ao longo do ano em que o Instituto celebrará seus 25 anos, serão realizadas cinco grandes exposições, cada uma com duração de três meses, sendo duas simultâneas, além de uma programação educativa abrangente com visitas mediadas, oficinas, cursos, encontros de professores e atividades de férias. Também estão previstos programas públicos como mesas de debate e ativações artísticas. A iniciativa contempla ações de acessibilidade física, sensorial e intelectual, garantindo inclusão plena dos diferentes perfis de público. Com mais de 20 anos de atuação, o Instituto já recebeu 15 milhões de visitantes e se consolidou como espaço cultural de referência, integrando exposições, ações educativas e produção de conhecimento em artes visuais, arquitetura e design
Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando e aceitar você está de acordo com a nossa política de privacidade.