Cultura, Esporte e Desenvolvimento Social

Instituto Tomie Ohtake

O Instituto Tomie Ohtake é um instituto cultural em São Paulo/SP dedicado às artes visuais e seus cruzamentos com educação, arquitetura e design, sempre aberto ao diálogo com outras linguagens e temas contemporâneos. No modo de agir, estão presentes a pesquisa, a experimentação e o desenvolvimento de exposições e de experiências educativas que mobilizam vozes plurais e pensam o acesso em suas diversas dimensões. A atuação do Tomie Ohtake é reconhecida, no Brasil e no mundo, na concepção e realização de mais de 300 exposições nacionais e internacionais e 115 itinerâncias de artistas como Frida Kahlo, Picasso, Dalí, Miró, Yayoi Kusama, Yoko Ono e Anna Maria Maiolino.

Instituto Tomie Ohtake

O Instituto Tomie Ohtake tem como objetivo central difundir a arte produzida de 1950 até a atualidade, período que coincide com a trajetória da grande artista homenageada pela instituição. Dotado de condições absolutamente especiais, projetado e construído que foi em conformidade com os mais refinados requisitos técnicos, o Instituto Tomie Ohtake ocupa uma área aproximada de sete mil metros quadrados, dividida em sete salas de exposição, restaurante, café, livraria, loja de objetos e um centro de convenções.  

O Plano Anual de Atividades tem como objetivo viabilizar projetos de grande impacto, como exposições de artistas que por meio de suas obras provocam reflexões no público ao dialogar com temas como sustentabilidade, questão da água, diversidade cultural latino-americana, antirracismo e programas educativos voltados para professores e alunos de escolas públicas e projetos sociais, promovendo desenvolvimento e a inclusão que transformam a vida de milhares de pessoas. Além disso, o projeto terá exposições com itinerância por diversos locais do Brasil, entre eles, a cidade de Belém (PA) durante a realização da COP 30.