O ano de 2025 ficará marcado por uma campanha histórica do Viapol Vôlei São José no Campeonato Paulista. A equipe joseense conquistou o terceiro lugar na competição, seu melhor desempenho no torneio estadual.
Os Gigantes do Vale, como são conhecidos, passaram por um processo de profunda reestruturação de seu elenco e implementaram uma série de novidades em seu processo de gestão para chegar ao feito.
A NTZ+ esteve presente durante toda a jornada e desempenhou papel importante neste desenvolvimento. Em conjunto com o clube, a agência manteve contatos ativos que fortaleceram a parceria com as empresas e instituições que apoiam o Viapol Vôlei São José, e colaborou ativamente na formação de uma parceria com o Fundo Social de Solidariedade do município.
Em complemento a isso, a NTZ+ reforçou ainda mais a imagem dos Gigantes do Vale por meio do trabalho desenvolvido nas redes sociais e no relacionamento com a imprensa regional, mantendo a equipe com pautas relevantes e próximo ao público em um diferentes momentos.
Histórico e elenco
O clube já esteve entre as principais forças do país, conquistando o título da Supercopa do Brasil em 2023, e, no mesmo ano, havia sido vice-campeão da Copa Brasil e terceiro colocado da Superliga masculina. No entanto, na temporada 2024/25, a equipe ficou de fora dos playoffs tanto no Campeonato Paulista quanto na elite nacional, e lutou contra o rebaixamento da principal competição do país até a última rodada.
Para retomar o seu protagonismo, o Viapol Vôlei São José trouxe mudanças para a temporada 2025/26. A primeira delas foi no banco: o então auxiliar técnico Flávio Tavares, vindo do Guarulhos, assumiu o posto de treinador principal para comandar a equipe.
No plantel, apenas dois atletas do Sub21 foram mantidos no elenco adulto. O clube trouxe 12 jogadores de diferentes localidades, apostando na experiência de atletas renomados, como Tiago Brendle e Bruno Alves “Canhoto”, com a força de jovens promessas do vôlei nacional, como o oposto Davy Moraes.
Gestão
A gestão do clube não ficou para trás e adotou uma série de novos posicionamentos. O Viapol Vôlei São José firmou parceria com o Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos para fomentar as iniciativas da instituição municipal.
O clube manteve a política de outras temporadas para estimular as doações de mantimentos, oferecendo a meia-entrada solidária no valor do ingresso das suas partidas em casa para torcedores que fizerem a doação de um quilo de alimento não-perecível.
Além disso, a equipe passou a realizar visitas rotineiras em entidades atendidas pelo Fundo Social e abriu espaço para que essas mesmas instituições tivessem a oportunidade de entrar com os atletas em quadra e realizar apresentações nos intervalos das partidas em casa ao longo da temporada, ampliando e fortalecendo a sua conexão com a comunidade joseense.
Outra medida implementada pelo clube foi a criação de uma reunião de prestação de contas junto aos patrocinadores e parceiros da equipe. Nesses encontros, as empresas apoiadoras dos Gigantes do Vale têm acesso a todas os resultados financeiros e de mídias do clube, e têm a oportunidade de conversar diretamente com gestores e comissão técnica do time para questionarem ou sugerirem operações.
https://globoplay.globo.com/v/13877169/
Dentro de quadra
Esse conjunto de ações trouxe resultados expressivos. O clube venceu três das seis partidas que realizou na fase inicial do Campeonato Paulista e avançou na quarta posição para os playoffs da competição.
Na semifinal, o Viapol Vôlei São José teve grande atuação e foi superado pelo Vôlei Renata/Campinas apenas no tie-break na primeira partida, em casa, e deixou a torcida entusiasmada. Depois, a equipe não resistiu à força do adversário e foi superada novamente no segundo jogo, fora de casa, finalizando a sua participação entre os quatro primeiros.
O regulamento da competição desse ano determina que o time que for eliminado pelo campeão do torneio na semifinal ficará com o terceiro lugar. Como o Campinas conquistou o título, os joseenses celebraram a posição final no pódio da competição estadual.
Sequência
A equipe parte para o próximo desafio na temporada, que será a Superliga masculina. A competição nacional conta com 12 clubes de todo o país e será disputada em turno e returno.
Os oito primeiros colocados ao término do turno inicial disputarão a Copa Brasil e, os oito melhores da fase de classificação avançarão para os playoffs do torneio, que serão disputados no mês de abril de 2026.
Matéria escrita por Leo Lenzi.