Cultura, Esporte e Desenvolvimento

Plano Anual 2025 – Casa Ateliê Tomie Ohtake

Em 2025, o Instituto Tomie Ohtake passou a oferecer um novo equipamento cultural para a cidade de São Paulo: a Casa-Ateliê Tomie Ohtake. Um espaço cultural com uma programação recorrente voltada para as artes, a arquitetura e o design, com possibilidades de visitas guiadas e ativações especiais.

Uma casa construída no bairro do Campo Limpo, deslocada dos pontos de concentração de museus e instituições culturais paulistanas. Um abrigo feito para Tomie Ohtake, hoje repositório de suas memórias.

Um polivalente patrimônio da cidade de São Paulo: obra significativa dos anos de formação do arquiteto Ruy Ohtake, lugar de atuação cotidiana do gestor cultural Ricardo Ohtake e, especialmente, morada do labor e do cotidiano da artista Tomie Ohtake de 1970 a 2015. A melhor forma de preservar esse endereço é habitá-lo. Habitá-lo com cultura, arte, encontro e memória em movimento. Para tanto, é importante compreender que se trata de uma arquitetura desenhada para combinar contemplação silenciosa com vitalidade criativa, capaz de abrigar visitas, conversas, exposições, oficinas e pesquisas com caráter diverso e transdisciplinar. Assim, o patrimônio histórico se perceberá mais e mais como logradouro de interesse público. O legado Ohtake, afinal, se faz de inventividade artística e de partilha coletiva.

 

Galeria do Projeto