Cultura, Esporte e Desenvolvimento Social

Parque Vicentina Aranha

O Parque Vicentina Aranha é patrimônio histórico de São José dos Campos e do estado de São Paulo. Inaugurado em 1924 como o maior sanatório para tratamento de tuberculose da América Latina, atualmente está sob a gestão da AFAC (Associação para o Fomento da Arte e da Cultura), e se tornou um dos principais centros culturais e de qualidade de vida do Vale do Paraíba, oferecendo cerca de 30 atividades gratuitas mensalmente.

Restauro do Pavilhão São João – Parque Vicentina Aranha

O projeto visa a restauração completa de uma edificação histórica tombada localizada em um parque público em São José dos Campos. Ele visa a restauração do pavilhão em si, como forma de preservar o patrimônio, iniciativas sociais como visitas monitoradas para incentivar o envolvimento da população com o espaço restaurado, além de uma incubadora de negócios de impacto que promoverá a pesquisa e práticas de consumo consciente por meio de exposições e ações formativas atreladas a sustentabilidade.

Vicentina 100 Anos

O projeto propõe a realização de uma série de atividades culturais e históricas gratuitas para iniciar a celebração dos 100 anos do Vicentina Aranha (1924 – 2024), com visitas monitoradas, pesquisa, shows musicais, teatro e criação de um canal no YouTube para difundir as ações do projeto.

FLIM – Festa Literomusical do Parque Vicentina Aranha

A FLIM ocorre desde 2014 neste parque, que é patrimônio histórico da cidade de São José dos Campos e do Estado de São Paulo, e cuja gestão é realizada pela organização social de cultura AFAC (Associação para o Fomento da Arte e da Cultura), onde são promovidas atividades culturais de forma gratuita à população. A FLIM é o maior evento Literomusical da região do Vale do Paraíba e ocorre durante três dias: sexta, sábado e domingo, com uma programação com aproximadamente 50 atividades voltada para todas as idades e com atividades culturais diversificadas, como: apresentações musicais, mesas de debate com escritores, espetáculo de artes cênicas no espaço infantil e outras atrações que enriquecem a festa. O principal objetivo é o incentivo à leitura e o fomento à literatura estimulando o intercâmbio cultural e a interlocução de diversas linguagens artísticas. O público estimado é de 30 mil pessoas.