Nosso blog

Confira as novidades sobre o terceiro setor!

Carnaval e Terceiro Setor podem ser uma dupla de sucesso

O Carnaval, mais do que uma festa popular, é um fenômeno cultural complexo e multifacetado, com profundas raízes na história e na identidade do Brasil. Ele se configura como um espaço de celebração, expressão e resistência, onde a diversidade cultural se manifesta de forma rica e vibrante. Ele desempenha um papel crucial como ferramenta de representatividade e pertencimento, fortalecendo os laços sociais e promovendo a inclusão. 

Da mesma forma, a festa proporciona um espaço onde diferentes grupos sociais e culturais podem expressar suas identidades, tradições e valores, através da música, da dança, das fantasias e dos enredos. O Carnaval dá voz a comunidades marginalizadas, celebra suas histórias e luta por seus direitos. As escolas de samba, os blocos de rua e outras manifestações carnavalescas se tornam espaços de representação, onde a diversidade é celebrada. 

O carnaval em São José dos Campos

Na NTZ, participamos ativamente da fundação de um dos principais blocos de carnaval de São José dos Campos, interior de SP. Tudo começou há 11 anos, com a criação do bloco Galinha D’Angola no Parque Vicentina Aranha. O Parque, é um patrimônio tombado do Estado com edificações em processo de restauração.

O nome, por sua vez, homenageia as moradoras do Parque: as galinhas d’angola, que são uma atração à parte, especialmente para o público infantil. Além disso, o bloco foi idealizado para oferecer uma opção de carnaval para as famílias, promovendo a ocupação cultural do Parque e incentivando o apoio da comunidade para restaurar esse bem público.

Com o passar dos anos, o sucesso da iniciativa só cresceu. Atualmente, em sua 11ª edição, o bloco vai além das grades do Parque e ocupa as ruas do Bairro Vila Adyana, arrastando cerca de 30 mil foliões e três trios elétricos. Dessa forma, o Bloco do Vicentina resgata o antigo Carnaval de Rua, através das marchinhas clássicas e da celebração das tradições populares, promovendo um espaço de encontro e de valorização da cultura local. 

Carnaval e Terceiro Setor

Do mesmo modo, o Terceiro Setor desempenha um papel fundamental na preservação e no fortalecimento dessa identidade cultural. Isso é representado por escolas de samba, blocos de rua, ONGs e Instituições que promovem oficinas de capacitação para a produção de fantasias, adereços e outros itens carnavalescos. Assim, o carnaval também gera oportunidades de trabalho e renda para os envolvidos. 

Conclusão

Assim, ao promover a cultura popular, o Terceiro Setor enriquece laços sociais e comunitários, além de estimular o turismo e a economia local. Tudo isso, sendo um motor para a inclusão social, democratização do Carnaval e fomento à identidade cultural das comunidades. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn