
O relacionamento com a imprensa bem desenvolvido é fundamental para a criação de uma marca forte junto ao público final. Por meio dos veículos de mídia a empresa, instituição ou clube podem transmitir aquilo que elas têm a oferecer às pessoas de uma forma natural e coesa, permitindo ainda ampliar seu alcance.
Quando as ações de divulgação de uma marca se restringem às suas redes sociais, ela fica “refém” do próprio público. Afinal, de certa forma, a maioria daqueles que verão seu conteúdo estão ali porque já escolheram te seguir e acompanhar o seu trabalho. Portanto, neste sentido, o trabalho da empresa é fomentar o público que já possui algum grau de relacionamento com a marca e criar um engajamento maior com essas pessoas. Porém, por meio da imprensa, é tangível chegar a públicos diversos que possivelmente ainda não conhecem seu trabalho, seus feitos e sua missão.
As mídias sociais possuem um objetivo principal de reforçar a marca para o público já existente e, como consequência, alcançar novos seguidores. A partir disso, o trabalho a ser desenvolvido junto à imprensa busca primeiramente angariar um novo público.
Relacionamento com a imprensa regional
No Vale do Paraíba, a NTZ atende equipes de destaque nacional em suas respectivas modalidades na base e no alto rendimento. São elas: o São José Basketball masculino e feminino, o Viapol Vôlei São José e o São José Rugby.
A agência utiliza-se do relacionamento com a imprensa para garantir que esses clubes possam atingir notáveis inserções junto à mídia. O objetivo é que suas respectivas identidades sejam reforçadas constantemente junto aos torcedores e alcancem um novo público. Além disso, ainda é possível que os parceiros e patrocinadores sejam prestigiados mediante o público por meio da veiculação de matérias a respeito desses clubes.

Comercialmente, o esporte é uma ferramenta poderosa para disseminação espontânea da marca de um patrocinador, especialmente quando olhamos pelo viés midiático. A imprensa cobre o dia a dia e os jogos das equipes, permitindo aos veículos de mídia pautas relevantes nas áreas de esporte e entretenimento. Isso confere notoriedade aos parceiros dos clubes por meio dos logos expostos nas camisas, banners e placas de patrocínio nos espaços de jogos.

Proximidade com ações exclusivas
Dentre as ações desenvolvidas pela NTZ para estreitar esse elo dos clubes para com a imprensa regional, duas surgem como principais pontos de destaque. São eles: eventos de apresentação para a temporada e anúncios conjuntos.
No início de cada temporada, as equipes promovem um evento para apresentar seus atletas, comissão técnica, uniformes e patrocinadores, além de anunciar novidades importantes. Os clubes convidam parceiros, autoridades e, principalmente, a imprensa para participarem do evento.
Durante o evento, entradas ao vivo são transmitidas em massa, e conteúdos sobre o time tomam conta da internet e dos principais canais de mídia, repercutindo os acontecimentos e as últimas novidades do clube. Esse momento é crucial para estreitar laços com a imprensa e consolidar a imagem que o clube deseja transmitir ao longo da temporada.
A outra ação desenvolvida junto à imprensa são os anúncios conjuntos. É comum que na agência os anúncios reservados para os atletas das equipes recebam uma atenção especial, visto que é um momento de grande expectativa por parte dos torcedores. Assim, para conhecerem aqueles que irão representar ao longo da temporada o clube pelo qual são apaixonados.

A NTZ e sua relação com a imprensa
A agência realiza uma série de ações para garantir que esses anúncios atingirão o devido grau de importância, desenvolvendo storytellings em vídeos e artes personalizadas, e o relacionamento com a imprensa não fica para trás. Além dos tradicionais releases e fotos de apresentação, entrevistas são marcadas para que a imprensa gere conteúdo sobre os jogadores que são novidades no clube.
Todavia, para atletas de destaque e notícias mais urgentes, outro processo utilizado são as ações casadas. Nelas, o clube negocia com veículos de mídia estratégicos para que tenham exclusividade para apresentar um atleta ao vivo durante sua programação, em momento pré-determinado. No paralelo, as redes sociais do clube criam a expectativa junto à torcida com o “save the date” e direcionam as pessoas para o programa onde será realizado o anúncio importante.
Ações do tipo geram impacto imediato junto ao público tanto na mídia quanto nas redes do clube. Isso garante um sentimento de proximidade e parceria junto à imprensa. Essa repercussão do clube torna-se majoritariamente positivista, porque a proximidade desse relacionamento permite ao clube ter seu “lugar de direito” na hora de pleitear uma cobertura. Esse posicionamento também fideliza o público da equipe para esses canais que acompanham de perto as atividades desenvolvidas.
Conclusão
O relacionamento com a imprensa é essencial para qualquer marca, desde que bem desenvolvido. Mais do que suprir a imprensa com materiais sem fim, para que realmente exista uma proximidade é de extrema importância desenvolver métodos que permitam que a imprensa se sinta parte integrante do dia a dia e dos fatos mais relevantes envolvendo seu projeto/iniciativas.