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A importância do bom relacionamento com a imprensa regional

O relacionamento com a imprensa bem desenvolvido é fundamental para a criação de uma marca forte junto ao público final. Por meio dos veículos de mídia a empresa, instituição ou clube podem transmitir aquilo que elas têm a oferecer às pessoas de uma forma natural e coesa, permitindo ainda ampliar seu alcance. 

Quando as ações de divulgação de uma marca se restringem às suas redes sociais, ela fica “refém” do próprio público. Afinal, de certa forma, a maioria daqueles que verão seu conteúdo estão ali porque já escolheram te seguir e acompanhar o seu trabalho. Portanto, neste sentido, o trabalho da empresa é fomentar o público que já possui algum grau de relacionamento com a marca e criar um engajamento maior com essas pessoas. Porém, por meio da imprensa, é tangível chegar a públicos diversos que possivelmente ainda não conhecem seu trabalho, seus feitos e sua missão. 

As mídias sociais possuem um objetivo principal de reforçar a marca para o público já existente e, como consequência, alcançar novos seguidores. A partir disso, o trabalho a ser desenvolvido junto à imprensa busca primeiramente angariar um novo público. 

Relacionamento com a imprensa regional 

No Vale do Paraíba, a NTZ atende equipes de destaque nacional em suas respectivas modalidades na base e no alto rendimento. São elas: o São José Basketball masculino e feminino, o Viapol Vôlei São José e o São José Rugby. 

A agência utiliza-se do relacionamento com a imprensa para garantir que esses clubes possam atingir notáveis inserções junto à mídia. O objetivo é que suas respectivas identidades sejam reforçadas constantemente junto aos torcedores e alcancem um novo público. Além disso, ainda é possível que os parceiros e patrocinadores sejam prestigiados mediante o público por meio da veiculação de matérias a respeito desses clubes. 

Comercialmente, o esporte é uma ferramenta poderosa para disseminação espontânea da marca de um patrocinador, especialmente quando olhamos pelo viés midiático. A imprensa cobre o dia a dia e os jogos das equipes, permitindo aos veículos de mídia pautas relevantes nas áreas de esporte e entretenimento. Isso confere notoriedade aos parceiros dos clubes por meio dos logos expostos nas camisas, banners e placas de patrocínio nos espaços de jogos. 

No início da temporada, a mídia regional marcou presença no evento de apresentação organizado pela NTZ. Veja como foi

Proximidade com ações exclusivas 

Dentre as ações desenvolvidas pela NTZ para estreitar esse elo dos clubes para com a imprensa regional, duas surgem como principais pontos de destaque. São eles: eventos de apresentação para a temporada e anúncios conjuntos. 

No início de cada temporada, as equipes promovem um evento para apresentar seus atletas, comissão técnica, uniformes e patrocinadores, além de anunciar novidades importantes. Os clubes convidam parceiros, autoridades e, principalmente, a imprensa para participarem do evento.

Durante o evento, entradas ao vivo são transmitidas em massa, e conteúdos sobre o time tomam conta da internet e dos principais canais de mídia, repercutindo os acontecimentos e as últimas novidades do clube. Esse momento é crucial para estreitar laços com a imprensa e consolidar a imagem que o clube deseja transmitir ao longo da temporada.

A outra ação desenvolvida junto à imprensa são os anúncios conjuntos. É comum que na agência os anúncios reservados para os atletas das equipes recebam uma atenção especial, visto que é um momento de grande expectativa por parte dos torcedores. Assim, para conhecerem aqueles que irão representar ao longo da temporada o clube pelo qual são apaixonados. 

Confira o anúncio realizado em conjunto à Rede Vanguarda

A NTZ e sua relação com a imprensa

A agência realiza uma série de ações para garantir que esses anúncios atingirão o devido grau de importância, desenvolvendo storytellings em vídeos e artes personalizadas, e o relacionamento com a imprensa não fica para trás. Além dos tradicionais releases e fotos de apresentação, entrevistas são marcadas para que a imprensa gere conteúdo sobre os jogadores que são novidades no clube. 

Todavia, para atletas de destaque e notícias mais urgentes, outro processo utilizado são as ações casadas. Nelas, o clube negocia com veículos de mídia estratégicos para que tenham exclusividade para apresentar um atleta ao vivo durante sua programação, em momento pré-determinado. No paralelo, as redes sociais do clube criam a expectativa junto à torcida com o “save the date” e direcionam as pessoas para o programa onde será realizado o anúncio importante. 

Ações do tipo geram impacto imediato junto ao público tanto na mídia quanto nas redes do clube. Isso garante um sentimento de proximidade e parceria junto à imprensa. Essa repercussão do clube torna-se majoritariamente positivista, porque a proximidade desse relacionamento permite ao clube ter seu “lugar de direito” na hora de pleitear uma cobertura. Esse posicionamento também fideliza o público da equipe para esses canais que acompanham de perto as atividades desenvolvidas. 

Conclusão 

O relacionamento com a imprensa é essencial para qualquer marca, desde que bem desenvolvido. Mais do que suprir a imprensa com materiais sem fim, para que realmente exista uma proximidade é de extrema importância desenvolver métodos que permitam que a imprensa se sinta parte integrante do dia a dia e dos fatos mais relevantes envolvendo seu projeto/iniciativas. 

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