Nosso blog

Confira as novidades sobre o terceiro setor!

NTZ+ no Festival ABCR: conhecimento, conexões e novas perspectivas para o impacto social   

Nossa equipe participou de um dos principais encontros do setor para acompanhar tendências, trocar experiências e ampliar repertórios sobre captação de recursos e desenvolvimento do Terceiro Setor. 

Por Renata Jordão

Nos dias 3 e 4 de setembro, a NTZ+ esteve no Festival ABCR, encontro que reúne profissionais, organizações, empresas e especialistas em torno de temas como captação de recursos, filantropia, sustentabilidade e impacto social. 

Para a NTZ+, participar desse espaço tem um significado especial. Nosso trabalho está diretamente conectado à construção de pontes entre empresas, recursos e iniciativas que geram impacto positivo. Por isso, estar próximo de quem pensa, pesquisa e atua nesse ecossistema é também uma oportunidade de ampliar repertórios, acompanhar tendências e trazer novos aprendizados para os projetos que desenvolvemos. 

Ao longo dos dois dias, nossa equipe se dividiu entre os diferentes palcos para aproveitar ao máximo a programação. Foram 9 palcos com palestras concomitantes de diversas áreas, como: IA e Dados, Inovação, Estratégias, Patrocinadores, Institucional e Colaboração; abordando discussões sobre novas ferramentas, estratégias de captação, relacionamento, dados, tecnologia e o papel das empresas no fortalecimento de causas e organizações sociais. 

Entre os conteúdos acompanhados, também estiveram discussões que dialogam diretamente com a atuação da NTZ+, como Transparência para captação de recursos pelo FIA e Fundo do Idoso, com Lucas Bezerra Alves e Thiago Alvim; A nova linguagem do dinheiro: traduzindo impacto social para o “corporativês” e destravando orçamentos de inovação e ESG, com Salomão Cunha Lima;  Como usar a IA para elaborar propostas de patrocínio, com Suellen Moreira; Captação internacional: dicas e tendências em um mundo complicado, com Ana Flavia Godoi; Desenvolvimento institucional como ferramenta de captação e criação de vínculos: o case do Prototipando a Quebrada, com Jeff Lima. 

A programação trouxe diferentes perspectivas e experiências práticas, reforçando a importância de combinar estratégia, conhecimento do território, relacionamento e capacidade de mobilização para construir parcerias mais consistentes. 

Mais do que conteúdo: conexões que movimentam o setor 

Um dos grandes destaques do Festival foi, sem dúvida, a possibilidade de encontrar e conversar com profissionais que atuam em diferentes frentes do Terceiro Setor. O evento se propõe justamente a criar um ambiente de aprendizado, networking e geração de oportunidades, reunindo OSCs, empresas, marcas e profissionais de captação.  

Para nós, essas conexões também fazem parte do trabalho. São encontros que ajudam a compreender novos desafios, conhecer iniciativas, trocar experiências e identificar possibilidades de colaboração. 

Voltamos do Festival com novos conhecimentos, estratégias e ideias para transformar em prática. E com a certeza de que fortalecer o ecossistema de impacto passa também por fortalecer as conexões entre quem faz parte dele. 

Quer se aprofundar? 

O Festival ABCR disponibilizou um acervo digital com os materiais compartilhados pelos palestrantes da edição. Acesse os conteúdos do Festival. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn